Contador Grátis

terça-feira, 28 de junho de 2011

Pan-Americano Feminino inicia hoje (28)


O Campeonato Pan-Americano de Handebol Adulto Feminino de Seleções de 2011 terá início hoje (28). A competição será disputada até o próximo sábado (2) no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo, no ABC Paulista. Além do Brasil, lutarão pelo título a República Dominicana, México, Venezuela, Chile, Cuba, Argentina e Uruguai. A competição classifica três equipes para o Mundial do Brasil, que acontecerá em São Paulo, de 3 a 18 de dezembro. A Seleção Brasileira já tem vaga garantida por sediar o evento. A entrada para acompanhar o Pan-Americano será franca.
O Brasil estreia na competição diante do México, hoje (28), a partir das 20h. O técnico brasileiro, Morten Soubak, destacou que seu elenco tem ‘apenas’ uma meta para o Pan-Americano: a taça. "O Brasil lutará pelo título do Pan-Americano. Este é nosso único objetivo dentro do campeonato. A seleção jogará em casa e isso tem gosto especial. Faço convite para que as pessoas venham assistir aos jogos. Espero que a torcida compareça e apoie nossa equipe na busca pelas vitórias", destacou o técnico.
Soubak alertou que o Brasil enfrentará adversárias perigosas. Entre elas, poderá cruzar com a Argentina, em duelo que envolve muita rivalidade. "Trata-se de um importante campeonato que conta com times fortes. Essa disputa faz com que exista a possibilidade de observar de perto como estão algumas seleções que não possuímos muitas informações, como Cuba. Aproveitaremos estas primeiras rodadas para analisar tecnicamente melhor todos os rivais", comentou o treinador do Brasil.

Também hoje, a partir das 10h, no Pampas Palace Hotel, ocorrerá o Congresso Técnico. A reunião contará com representantes de todas as seleções. Durante o encontro serão definidas questões relacionadas às equipes e também à arbitragem.
Preparação - As brasileiras vivem bom momento após atuações de destaque em três amistosos internacionais diante da Suécia, que está entre as principais potencias do handebol no mundo e é atual vice-campeã européia. O equilíbrio predominou durante as partidas, preparatórias para o Pan-Americano, realizadas em Praia Grande, no Litoral Paulista. No primeiro encontro empate em 28 a 28 e, no segundo, vitória do Brasil, por 25 a 24. São Bernardo recebeu o último duelo entre as equipes na noite do dia 25. Mesmo com a torcida apoiando o selecionado nacional, as suecas levaram a melhor, por 26 a 24, e empataram a série de três amistosos.
Para a goleira da seleção, Chana Masson, jogar diante da torcida brasileira motiva ainda mais o elenco. "Atuar em casa, com apoio dos familiares, amigos e dos torcedores, é sempre especial. O Brasil vai atrás de mais esta conquista. O handebol no País segue evoluindo a cada ano. Esses eventos, como o Mundial que ocorrerá em dezembro, funcionam como fator decisivo para desenvolver ainda mais a modalidade e atrair novos praticantes", comentou, animada, a camisa 1.Regulamento - No Pan-Americano, as seleções estão divididas em dois grupos. Integram a chave A, Brasil, Chile, México e Cuba; e a chave B, Argentina, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Na fase classificatória, que terá quatro jogos por dia, todos os times do mesmo grupo se enfrentarão. Os confrontos que definirão de quinto a oitavo colocados serão realizados sexta-feira, assim como as semi-finais. E no dia 02, será disputada a grande final e definidos os terceiro e quarto lugares.


Jogos - Tabela da fase classificatória:

Dia 28

14h - República Dominicana x Venezuela
16h - Chile x Cuba
18h - Argentina x Uruguai
20h - Brasil x México

Dia 29 (quarta-feira)

14h - Uruguai x República Dominicana
16h - México x Chile
18h - Argentina x Venezuela
20h - Brasil x Cuba

Dia 30 (quinta-feira)

14h - Uruguai x Venezuela
16h - México x Cuba
18h - Argentina x República Dominicana
20h - Brasil x Chile