Contador Grátis

domingo, 19 de junho de 2011

Brasil vence a Dinamarca por um gol de diferença


Em partida equilibrada e decidida apenas nos segundos finais, a Seleção Brasileira Adulta Masculina de Handebol venceu a Dinamarca por 31 a 30. Este foi o segundo, de uma série de três amistosos internacionais, e ocorreu hoje (19), no Ginásio Poliesportivo Falcão, em Praia Grande. Como os europeus levaram a melhor no primeiro encontro, o duelo da próxima terça-feira (21), a partir das 20 horas, também na Praia Grande, servirá para desempatar o confronto entre os países. A vitória sobre a equipe europeia pôde demonstrar com exatidão a evolução do selecionado brasileiro em relação ao primeiro jogo, na última sexta-feira (17), em Santos, para este segundo encontro. Jogadores e comissão técnica festejaram com a torcida, que apoiou do início ao final, o resultado positivo.
"Na primeira partida não conseguimos definir algumas ações ofensivas. Melhoramos as finalizações e também o setor defensivo. A seleção conseguiu marcar melhor o sistema de ataque da Dinamarca. Essas partidas em alto nível são importantes para que o grupo evolua pensando no Pan-Americano, no México. Encontraremos dificuldades nessa competição, principalmente contra a Argentina", declarou o auxiliar técnico do Brasil, Valmir Augusto Fassina.
Mais uma vez Brasil e Dinamarca fizeram um jogo equilibrado. O selecionado europeu manteve a liderança no placar durante todo primeiro tempo. Os brasileiros não deixaram o rival se distanciar. Utilizando em maior volume as jogadas pelas pontas e com os pivôs, o time nacional conseguiu abrir espaços na defesa adversária. Ao final dos trinta minutos iniciais a vantagem dos dinamarqueses era de apenas um gol, 15 a 14.
O técnico brasileiro, o espanhol, Javier Garcia Cuesta, cobrou ritmo forte dos jogadores para o início do segundo tempo. A tática deu certo e o Brasil passou à frente no marcador, abrindo vantagem de 20 a 16. Variando as jogadas ofensivas e sem desperdiçar contra golpes o time verde amarelo chegou a abrir cinco gols de diferença - 22 a 17.
"Neste segundo jogo mudamos o sistema de marcação. Passamos a atuar no 5-1, com um de nossos atletas à frente da defesa. Isso dificultou o trabalho de ataque deles. Tivemos melhor aproveitamento nos contra ataques e isso foi diferencial a nosso favor", analisou o armador brasileiro, Teixeira.
Na frente os armadores Zeba, Bruno e Thiagus, além do pivô, Ales, funcionavam como referência para seleção. Os goleiros brasileiros também tiveram atuações de destaque. Marcão e Rick defenderam bolas difíceis, inclusive cobranças da linha dos sete metros. A torcida comemorou como se fosse um gol a cada intervenção dos arqueiros.
A vitória quase escapou nos minutos finais. A seleção ficou com dois jogadores a menos em quadra por punições devido a faltas violentas. A Dinamarca apertou e diminuiu a diferença para apenas um gol.
Nos segundo finais, em jogada individual, o jovem armador Thiagus marcou o gol que definiu o triunfo do Brasil, por 31 a 30. Festa nas arquibancadas e a certeza de um duelo de alto nível e ainda mais equilibrado na próxima terça-feira (21).
"Fizemos um primeiro tempo bom no jogo em Santos. Neste segundo encontro equilibramos as ações durante toda partida. Utilizamos uma novo proposta de criação e marcação e deu certo. Terça-feira será um jogo duro. Temos chances se mantivermos esse tática de jogo e o mesmo empenho", comentou o armador e camisa 5 do Brasil, Bruno Santana.