Contador Grátis

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Seleção Masculina encerra treinamentos no ABC


A Seleção Masculina de Handebol encerrou nesta quarta-feira (7) a fase de treinamento que fez no ABC Paulista desde o dia 29 de novembro. O grupo de 21 jogadores convocados pelo técnico espanhol Jordi Ribera investiu pesado na preparação de olho no Campeonato Mundial, que será disputado em janeiro, na Espanha. A equipe, que mescla atletas experientes e outros mais jovens, começou a definir a maneira como irá trabalhar até lá para enfrentar os adversários complicados que terão pela frente na competição.
Segundo o treinador, os dias concentrados foram bastante proveitosos como início da preparação específica para o Mundial. "Os treinamentos foram muito produtivos. Todos os jogadores foram muito bem e estão empenhados e com vontade de fazer parte da equipe. Mesmo os mais jovens e que foram integrados ao grupo agora, já começaram a entender a nova dinâmica da Seleção", comentou.
Desta fase participaram apenas atletas que atuam no Brasil. Aqueles que jogam na Europa estão em plena disputa da temporada, que inclui a Champions League. "Ainda teremos outras fases de treinamento e, depois disso, iremos definir aqueles que irão ao Mundial, apenas temos que levar uma equipe com 16 atletas e aqui temos um número bem maior. Os que estão na Europa precisam cumprir seus compromissos lá e, depois, se juntar ao grupo nos próximos treinos", avaliou Jordi Ribera.
O goleiro César Augusto de Oliveira, o Bombom, integrou pela primeira vez a Seleção Adulta, mas garante que já se adaptou à maneira de trabalhar do técnico Jordi Ribera. "No começo foi bem difícil para alguns atletas novos, principalmente para aqueles que jogam na linha. Para mim, que atuo no gol, o treinamento é um pouco diferente. A adaptação está sendo boa."
Bombom é um dos três goleiros convocados para a Seleção, ao lado de Luis Ricardo do Nascimento, o Rick, e Leonardo Vial Tercariol, o Ferrugem. Ele afirma que a troca de conhecimento também está sendo enriquecedora. "Não pensamos em disputa por posição nesse momento. Isso é uma coisa que encaro com naturalidade. É a primeira vez que estamos trabalhando juntos. Está sendo uma boa troca de experiência não só dentro da quadra, mas também nos outros momentos da concentração."
O armador Gustavo Nakamura, o Japa, é um dos mais experientes do grupo e também viu grande progresso nos trabalhos iniciados há dez dias. "A fase foi muito boa. Apesar de estarmos já no fim do ano, todo mundo esteve muito dedicado. Antes do Pan tivemos pouco tempo de treinamento junto com o Jordi, que retornou ao comando da Seleção. Com esses treinamentos conseguimos uma identificação. Estamos caminhando para ter uma 'cara' para o Mundial", disse o jogador. "Nesta fase ainda não conversamos sobre adversários, ficamos mais focados na preparação da nossa equipe. Na próxima etapa de treinos, devemos estudar melhor os oponentes e ver como vamos nos posicionar diante de cada um deles."
A Seleção Masculina volta a se reunir em dezembro para mais duas fases de treinamento no Brasil, uma antes e outra após o Natal.
No Mundial Masculino, o Brasil integra o grupo Grupo A, ao lado de França, Alemanha, Argentina, Tunísia e Montenegro. A sede desta chave será Barcelona/Granollers, local que receberá também a fase final do Mundial. O grupo B, que terá como sede Sevilha, será composto por Dinamarca, Macedônia, Islândia, Catar e Rússia. Saragoza receberá a chave C, que tem Sérvia, Eslovênia, Polônia, Coreia do Sul, Bielo Rússia e Arábia Saudita. A capital Madri hospedará o grupo D, com Espanha, Croácia, Hungria, Argélia, Egito e Austrália.

Seleção Brasileira
Goleiros: César Augusto de Oliveira (EC Pinheiros-SP), Leonardo Tercariol (Metodista/São Bernardo/Besni-SP) e Luiz Ricardo do Nascimento (Metodista/São Bernardo/Besni-SP).
Pivôs: Alexandro Pozzer (EC Pinheiros-SP), Emerson Santos Silva (Unimed/UEM/Maringá-PR) e Vinícius Teixeira (Metodista/São Bernardo-SP).
Pontas: André Martins Soares (TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté-SP), Gil Vicente Pires (Unoesc/Unimed/Chapecó-SC), Fábio Chiuffa (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Lucas Cândido (TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté-SP) e Wesley de Freitas (Metodista/São Bernardo/Besni-SP).
Centrais: André Vinícius Silva (TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté-SP), Diogo Hubner (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), João Pedro Francisca da Silva (EC Pinheiros-SP) e Thiago Roberto dos Santos (TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté-SP).
Armadores: Arthur Patrianova (EC Pinheiros-SP), Fernando Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Francisco Jorge da Silva (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Gustavo Nakamura Cardoso (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Matheus Parrela Filho (EC Pinheiros-SP) e Oswaldo Maestro Guimarães (EC Pinheiros-SP).