Contador Grátis

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Metodista e Pinheiros iniciam a decisão da Liga


Uma final com garantia de equilíbrio. É nessa situação que Metodista/São Bernardo/Besni, de São Bernardo do Campo (SP), e Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo (SP), chegam à decisão da Liga Nacional Masculina de Handebol. Esses são os times mais vitoriosos da competição e se enfrentam na final pela terceira vez consecutiva. O primeiro desafio será nesta quinta-feira (29), às 20h, no Ginásio Vitório Zanon, o Baetão, em São Bernardo do Campo, enquanto o segundo, e último, acontecerá no domingo (2) às 20h, no ginásio do Pinheiros, em São Paulo (SP). A entrada é franca e haverá sorteio de brindes nas duas partidas.
Em 2010 e 2011, Pinheiros e Metodista foram os finalistas e, nas duas ocasiões, a equipe de São Paulo levou a melhor. O Pinheiros foi campeão em outras duas edições (2007 e 2009) e foi vice em cinco (97/98/99/01 e 05). Já a Metodista é a recordista em títulos: a equipe levantou a taça oito vezes (97/98/99/00/01/02/04 e 06) e ficou com o vice em quatro oportunidades (03/08/10 e 11). O campeonato nacional, que é disputado desde 1997, contou em todas edições com pelo menos um dos dois times na briga pelo título - o que prova mais uma vez o equilíbrio entre as equipes finalistas.
De acordo com o ponta direita Fábio Chiuffa, de 23 anos e há 10 na Metodista, a equipe está motivada para fechar o ano com o título nacional. "Estamos treinando forte, com foco no nosso objetivo e muito motivados para ganharmos mais essa taça. Mas sabemos que o Pinheiros também está preparado. Serão jogos com duas equipes fortes", afirma Chiuffa, que disputa a terceira final da Liga Nacional.
Com relação ao retrospecto das equipes na competição, o Pinheiros leva a melhor. Invicta após oito partidas, o time da capital tem média de 32,25 gols marcados por jogo contra 22,37 sofridos. Já a Metodista, que soma seis vitórias, um empate e uma derrota, marcou em média 29 por partida e levou 23,75. 
Segundo Fábio Vanini, ponta direita do Pinheiros, a equipe está pronta para a final. "Não pensamos em favoritismo, pois sabemos como será uma partida difícil. Este ano, perdemos em duas finais para a Metodista - no Campeonato Pan-Americano de Clubes e no Paulista - e vamos tentar reverter essa situação, mesmo sabendo que eles são ainda mais fortes em partidas decisivas", afirma Vanini.
Segundo o jogador do Pinheiros, que, aos 35 anos, tem no currículo várias disputas de finais pela Liga, este será um jogo com predomínio do equilíbrio. "Será um clássico. São duas equipes que se conhecem muito e que se alternam na conquista de títulos da Liga. Vamos fortes e estamos preparados para mais esta final", afirma Fábio Vanini.
Na segunda partida, o Pinheiros tem a vantagem de decidir em casa por ter feito melhor campanha na fase classificatória.

Primeiro jogo da final da Liga Nacional Masculina de Handebol
Metodista/São Bernardo/ Besni x Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo (SP)
Local: Ginásio Vitório Zanon (Baetão), localizado na rua Armando Italo Setti, S/N, São Bernardo do Campo (SP)
Horário: 20h
Entrada franca