Contador Grátis

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Seleção inicia torneio preparatório para Mundial


A contagem regressiva da Seleção Masculina de Handebol para o início do Campeonato Mundial está cada vez mais acelerada. A equipe, que desembarcou nesta quinta-feira (3), na Espanha, sede da competição, começa a disputar amanhã o torneio quadrangular 'Memorial Domingos Bárcenas', que conta com a equipe da casa, o Chile e o Japão. Os jogos, que serão realizados em Madrid, na Caja Mágica, sede do grupo D, servem  para aclimatação e final da preparação. O primeiro adversário do Brasil é o Japão, às 17h (14h de Brasília). No sábado, será o Chile, e no domingo a Espanha. O Mundial começa no dia 11 de janeiro e o Brasil estreia no dia 12 contra a Alemanha.
No comando da Seleção, está o espanhol Jordi Ribera. Muito estudioso, o treinador conhece bem as principais características de cada um dos participantes do torneio e garante que este será um bom teste para os brasileiros antes da estreia no Mundial. Os primeiros adversários no torneio de Madrid têm algumas características parecidas com a Coreia do Sul, oponente em dois amistosos disputados em São Bernardo do Campo (SP), no final de dezembro."O Japão tem um estilo de jogo parecido com a Coreia, que usa a velocidade para compensar a estatura não tão alta. O Chile nós já conhecemos bem e a Espanha é uma das equipes que mais se aproxima do nosso estilo e é uma forte candidata ao título mundial. É bastante experiente e com muito preparo físico", descreveu.
Ele ressalta a importância de estar em quadra antes do início do campeonato, para tirar um pouco a ansiedade e entrar no clima da competição mais importante do ano. "O torneio vai nos ajudar a nos acostumarmos com a sequência de jogos, já que no Mundial serão dois seguidos e uma folga, o que torna tudo mais cansativo. É um campeonato muito intenso, então será bom jogar essas três partidas uma semana antes para ajudá-los a sentir o que é a competição. Teremos pouco mais de uma semana para aclimatar e chegar bem em nossa estreia."
O ponteiro Lucas Cândido faz parte da nova safra de jogadores da Seleção. Este ano, ele já integrou o elenco na disputa do Campeonato Pan-Americano, quando o Brasil conquistou a medalha de prata e a vaga para o Mundial. Para ele, todo o processo inciado pelo treinador espanhol em preparação para a competição fez com que a equipe desse um grande salto. O jogador conta que o trabalho durante esse período foi intenso, mas compensador. "A primeira fase foi mais pesada. Nosso preparo físico melhorou bastante. A segunda etapa de treinamentos foi mais leve, para acertarmos detalhes de algumas jogadas", comentou.
As expectativas para o torneio são as melhores possíveis para Lucas. "Jogamos contra a Coreia do Sul recentemente e o Japão, nosso primeiro adversário no torneio,  tem um estilo um pouco diferente, mas também é muito veloz. O Chile, que enfrentamos no Pan-Americano, tem uma forma de jogar parecida com a brasileira. Eles cresceram bastante nos últimos anos. É um time bom e forte. Por último, a Espanha, que tem uma escola parecida com a nossa, que o Jordi, obviamente, conhece bastante. Conseguimos ver alguns vídeos sobre estas equipes, assim como fizemos antes dos jogos contra a Coreia, o que funcionou, pois estudamos bastante e planejamos as táticas em cima disso", finalizou.
Depois do torneio em Madrid, a Seleção viaja para Granollers, próximo a Barcelona, no dia 7, onde enfrenta o time local no dia seguinte em mais um amistoso. Nessa cidade, os brasileiros farão a primeira fase do Mundial, contra Alemanha, Argentina, França, Montenegro e Tunísia, pelo grupo A. A estreia da equipe será no dia 12 contra os alemães. Na sequência, enfrentam a Argentina no dia 13, a França no dia 15, a Tunísia no dia 16, e Montenegro no dia 18. As oitavas de final serão realizadas nos dias 20 e 21. No dia 23, será a decisão das quartas de final, no dia 25 a semifinal e a grande final está marcada para o dia 27 de janeiro.
Programação  - Torneio 'Memorial Domingos Bárcenas' (horário de Brasília)
Sexta-feira (4)
14h - Brasil x Japão
16h - Espanha x Chile
Sábado (5)
8h - Brasil x Chile
10h - Espanha x Japão
Domingo (6)
7h30 - Japão x Chile
9h30 - Espanha x Brasil