Contador Grátis

sexta-feira, 16 de março de 2012

Seleção Masculina encerra etapa de preparação


A Seleção Brasileira Masculina de Handebol encerrou nesta quinta-feira (15), em Maringá (PR), a primeira etapa da preparação para o Pré-Olímpico da Suécia, de 6 a 8 de abril. Foram 11 dias de treinos intensos - desde o último dia 5 -, que agradaram ao técnico da equipe, o espanhol Javier Garcia Cuesta. O treinador volta a reunir os atletas no próximo dia 26, à noite, e comandará trabalhos nos dias 27 e 28, em Santo André, já com os 13 jogadores que embarcarão no dia 29 para a disputa do torneio. A delegação fará escala na Tunísia, na África, onde será realizada a fase final de treinamentos.

Javier Cuesta lamentou as baixas sofridas pelo grupo em Maringá. Dos 17 jogadores que iniciaram o período de concentração, apenas 14 ficaram até o último dia. A primeira baixa foi o experiente armador-esquerdo Bruno Souza, que torceu o joelho direito durante um treino e será desfalque em Londres. Outro que está fora é o pivô Alexandro Pozzer, o Chê, por causa de lesão no ombro esquerdo. O caso do armador-direito Zeba é menos grave. Ele teve fratura no nariz durante um treino e ficará uma semana sem treinar com bola. Como não sofrerá cirurgia, continua nos planos para o Pré-Olímpico.

Apenas 13 atletas serão chamados por Cuesta para os treinos em Santo André, que serão realizados no Ginásio Noêmia Assumpção (Camilópolis). Outros três que jogam na Europa completarão o grupo final de 16 jogadores que disputará o Pré-Olímpico: o armador-esquerdo Thiagus, o pivô Ales e o ponta-esquerda Borges. O trio joga no handebol espanhol e se juntará aos colegas já na Tunísia.
Em solo africano, o Brasil fará três amistosos. Dois deles serão contra a seleção da casa. O outro deve ser diante de uma equipe local. O embarque para a Suécia será no dia 5. No dia seguinte, a equipe estréia no Pré-Olímpico. Além dos anfitriões, os adversários serão Macedônia e Hungria. Os dois primeiros garantem vaga em Londres.

O técnico do Brasil disse que os amistosos na Tunísia serão muito importantes nessa reta final de preparação e aposta na evolução contínua do time até o início da competição classificatória para as Olimpíadas. "Fizemos um bom trabalho até aqui, com muitos treinos físicos e com bola. Depois dos amistosos, vamos ver do que o grupo é capaz no Pré-Olímpico", comentou.

Programação da Seleção

27 e 28 de março - treino das 10h às 12h30 no Ginásio Noêmia Assumpção, em Santo André
29 de março - embarque para a Tunísia
5 de abril - embarque para a Suécia
6 de abril - estreia no Pré-Olímpico