Contador Grátis

quarta-feira, 14 de março de 2012

Seleção Feminina disputa amistosos em Londres


Depois do inédito quinto lugar no Campeonato Mundial, em dezembro, em São Paulo, a Seleção Brasileira Feminina de Handebol volta a se reunir para a primeira fase de treinamento do ano, de 19 a 24 de março, em Londres, onde disputará as Olimpíadas, em julho. Além dos treinos, a etapa de preparação inclui três amistosos, dois contra a Noruega, atual campeã mundial, olímpica e tetracampeã europeia, e um contra a Inglaterra. Das 20 jogadoras convocadas pelo técnico Morten Soubak, 16 atuam na Europa. As outras quatro, que defendem clubes do Brasil, viajam para a capital inglesa no dia 18.

Os treinos e as partidas serão realizados no Ginásio SportHouse. As brasileiras enfrentam as norueguesas nos dias 20 e 24, às 16h (horário local), e a Inglaterra, no dia 22, às 17h. Morten Soubak destacou que utilizará os confrontos para testar o maior número de atletas possível. "Temos algumas novidades na convocação em relação ao Mundial (Adriana Cardoso, Karoline de Souza, Mayssa Pessoa, Tayra Rodrigues e Valdenice Rosa) e esses amistosos vão ser o primeiro termômetro para eu ver quem realmente está bem e em condições de continuar ajudando a equipe."

A pivo Dara, capitã do time, ressaltou a importância de encarar um adversário forte como a Noruega. "É o melhor time da atualidade e que tem a melhor jogadora do mundo: a pivô Heidi Loke. A equipe baseia seu jogo na defesa e em contra-ataques mortais e, sem dúvida, será uma ótima oportunidade para analisarmos tudo o que precisamos melhorar até as Olimpíadas." Sobre as inglesas, Dara afirmou ser um adversário desconhecido. "Elas têm atletas naturalizadas, sem muito destaque no cenário mundial. Será muito bom vê-las jogar, já que a Inglaterra escolherá o grupo em que quer cair na primeira fase e pode ser nossa adversária."

Morten Soubak disse que os amistosos servirão para a Seleção Brasileira colocar em prática algumas mudanças discutidas após o Mundial. "Quando terminou a competição em São Paulo, conversamos bastante e é em cima disso que vamos trabalhar nessa primeira fase de treinamentos. Há dois pontos principais que não me deixaram insatisfeito, mas quero melhorar ainda mais: velocidade nos contra-ataques e nos tiros de saída. Além disso, vou testar variações táticas na defesa para termos opções."

Na programação da equipe estão previstos sete treinamentos. Há, também, três horários reservados para atividades individuais. "Vamos fazer treinos específicos por posições, entre as centrais e as pontas, por exemplo, para ganharmos ainda mais em entrosamento, que já é um ponto forte do nosso time", explicou o treinador. Das jogadoras chamadas para a fase de preparação em Londres, oito defendem o clube austríaco Hypo.


Seleção Feminina:

Goleiras:
Chana Manson (Randers, da Dinamarca)
Bárbara Elisabeth Arenhart, a Babi (Hypo, da Áustria)
Mayssa Pessoa (Issy Paris Hand, da França)

Armadoras:
Deonise Fachinello Cavaleiro (Itxaco, da Espanha)
Eduarda Idalina Amorim, a Duda (Gyor, da Hungria)
Silvia Helena Araujo (Hypo)
Moniki Karla Novais Bancilon (ADC Metodista/São Bernardo)
Francine de Moraes Cararo (Hypo)
Karoline Helena de Souza (Siofok KC, da Hungria)

Centrais:
Ana Paula Rodrigues (Hypo); Francine Camila de Moraes (Hypo)
Mayara Fier de Moura (Mios Bigamos, da França)
Tayra Rodrigues (Metodista/São Bernardo)

Pontas:
Adriana Cardoso de Castro (Randers, da Dinamarca)
Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo)
Jéssica da Silva Quintino (A.D. Blumenau)
Fernanda França da Silva (Hypo)
Samira Pereira da Silva Rocha (Hypo)
Valdenice Clemente Rosa (Colégio S. Catarina N. Hamburgo)

Pivôs:
Daniela Piedade, a Dani (Hypo)
Fabiana Diniz, a Dara (Bera-Bera, da Espanha)

Comissão técnica:
Técnico: Morten Soubak
Assistente-técncio: Alex Aprile
Fisioterapeutas: Cesar Augusto Parreira e Maria Rita Cardoso Gomes
Médico: Leandro Gregorut Lima
Psicóloga: Alessandra Dutra
Nutricionista: Julia Bargieri
Supervisora: Rita de Cássia Orsi
Diretor de seleções: Vitor Domingos Martinez