Contador Grátis

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Novas regras de handebol entram em vigor no dia 1° de agosto


As novas regras de handebol aprovadas pela Federação Internacional de Handebol (IHF) serão implantadas no Brasil a partir do dia 1° de agosto. As principais mudanças foram realizadas no artigo oito (Faltas e condutas anti-desportiva), a fim de proteger os jogadores de faltas violentas. As alterações já entraram em vigor desde o dia 1° de julho no resto do mundo e estão sendo aplicadas no Mundial Júnior Feminino de Handebol, disputado na Coreia do Sul até o final deste mês.
O código foi revisado pela Comissão de Árbitros e Treinadores da IHF e as modificações sugeridas foram aprovadas por uma comissão eleita pela entidade no Congresso da IHF, em junho, no Cairo (Egito). No Brasil, a tradução das novas regras para o português foi realizada pelo diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Sálvio Sedrez.
As alterações passarão a valer na rodada da Liga Nacional Masculina e Feminina de Handebol a partir do dia 5 de agosto. “Adiamos a implantação para esse mês para que árbitros e treinadores tivessem mais tempo para se adaptar”, afirmou o diretor de arbitragem. Sálvio acredita que, com as modificações, será possível proteger ainda mais a integridade física dos atletas. “Os árbitros terão ainda mais clareza para aplicar uma punição”, afirmou.
Uma das mudanças mais significativas do novo código é a partir da regra 8.3 até 8.10, no qual explica com mais clareza e objetividade quais os critérios que deverão ser utilizados pelos árbitros para aplicar uma punição. No handebol, as infrações podem ser sancionadas de três formas: com uma exclusão de dois minutos imediata, em que o jogador pode retornar após cumprir esse tempo; com uma desqualificação, na qual o atleta não pode retornar à quadra, mas outro poderá substituí-lo após dois minutos; e ainda com a desqualificação somada a um relatório escrito enviado pelos árbitros ou delegado da partida ao Tribunal de Justiça de Handebol. Neste caso, o jogador deverá ser julgado e, possivelmente, sofrer novas punições.
Esta última mudança substitui definitivamente a expulsão que agora não existirá mais. Além disso, foram realizados ajustes, inclusões e exclusões de textos e palavras, que melhoram significativamente o entendimento das regras.