Contador Grátis

domingo, 24 de junho de 2012

Brasil fatura prata no Pan-Americano Masculino


O Brasil conquistou a medalha de prata do Campeonato Pan-Americano de Seleções de Handebol Masculino, terminado neste domingo, em Buenos Aires, na Argentina. Os donos da casa venceram o confronto final, que como em todos os encontros entre as duas equipes, foi marcado pelo equilíbrio até o último segundo. O placar terminou 22 a 21 à favor dos argentinos (12 a 12 no primeiro tempo). O resultado garantiu ao Brasil uma das três vagas para o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado em janeiro, na Espanha.
As duas defesas trabalharam muito bem desde o início do jogo. Depois de várias tentativas, em um contra-ataque muito rápido, Borges abriu o placar da partida. Os adversários passaram a encaixar melhor as jogadas, enquanto o Brasil teve uma série de passes errados. Com isso, a Argentina passou à frente e chegou a abrir quatro gols de vantagem. O Brasil retomou a calma e buscou o placar até empatar. No final do primeiro tempo, 12 a12 no marcador.
O equilíbrio permaneceu no segundo tempo. Era sempre um gol para cada lado, sucessivamente. O Brasil chegou a abrir dois gols de vantagem, mas depois, permitiu novo empate. A Argentina alcançou a ponta novamente e se manteve aí por alguns minutos. No final, com poucos segundos para o término do jogo, o placar seguia empatado, porém, a Argentina fez uma cobrança de sete metros com sucesso e exterminou as chances brasileiras de recuperação.
O técnico da Seleção Brasileira, Jordi Ribera, elogiou o desempenho da equipe, destacando a força que o grupo teve em momentos determinantes da partida. "Fico feliz porque a equipe esteve sempre brigando pela vitória, nunca perderam a postura na quadra. Em momentos determinantes souberam buscar o placar. Tivemos uma boa defesa, que dificultou muitas vezes o ataque argentino", avaliou o treinador.
O espanhol destaca também a experiência dos adversários por terem uma equipe que treina junto há muito tempo, enquanto o Brasil possui uma nova formação que esteve pouco tempo reunida. "Fico contente com o rendimento dos atletas com tão pouco tempo de treinamento e também com a ambição do grupo. Fico feliz por estarmos no Mundial e com a possibilidade de a partir de agora ter um tempo mais amplo para trabalhar e para poder encarar o futuro", finalizou o espanhol que retornou ao comando da Seleção Masculina este mês.
O ponta Borges, artilheiro da partida com nove gols, avaliou alguns fatores que fizeram a diferença em quadra. "Fizemos um primeiro tempo muito bom, mas no segundo, demoramos muito para fazer gols e em um jogo de alto nível como este, não pode acontecer. A defesa deles também melhorou ao longo do jogo e perdemos muitas bolas. Esses são fatores que temos que melhorar para o futuro e trabalhar da maneira correta", analisou.
O jogador tem grandes expectativas para o Campeonato Mundial que será disputado na Espanha, onde defende a equipe Reale Ademar Leon. "Acho que será um Mundial muito bom. A Espanha é um país com muita tradição no handebol. Até lá, teremos mais tempo para trabalhar. Mas não foi por isso que perdemos. Acho que mesmo com o pouco tempo que tivemos com este grupo, conseguimos assimilar muitas coisas que o Jordi trouxe e fizemos uma final muito melhor que em Guadalajara", completou.

Gols: Brasil - Borges (9), Lucas (3), Zeba (2), Thiagus (2), Wesley (2), Raul (1), Gil (1) e Emerson (1). Argentina - Diego Simonet (6), Pizarro (4), Fernandez (3), Sebastián Simonet (3), Kogovsek (2), Carou (2), Canepa (1) e Migueles (1).