Contador Grátis

domingo, 24 de junho de 2012

Brasil fatura prata no Pan-Americano Masculino


O Brasil conquistou a medalha de prata do Campeonato Pan-Americano de Seleções de Handebol Masculino, terminado neste domingo, em Buenos Aires, na Argentina. Os donos da casa venceram o confronto final, que como em todos os encontros entre as duas equipes, foi marcado pelo equilíbrio até o último segundo. O placar terminou 22 a 21 à favor dos argentinos (12 a 12 no primeiro tempo). O resultado garantiu ao Brasil uma das três vagas para o Campeonato Mundial da modalidade, que será disputado em janeiro, na Espanha.
As duas defesas trabalharam muito bem desde o início do jogo. Depois de várias tentativas, em um contra-ataque muito rápido, Borges abriu o placar da partida. Os adversários passaram a encaixar melhor as jogadas, enquanto o Brasil teve uma série de passes errados. Com isso, a Argentina passou à frente e chegou a abrir quatro gols de vantagem. O Brasil retomou a calma e buscou o placar até empatar. No final do primeiro tempo, 12 a12 no marcador.
O equilíbrio permaneceu no segundo tempo. Era sempre um gol para cada lado, sucessivamente. O Brasil chegou a abrir dois gols de vantagem, mas depois, permitiu novo empate. A Argentina alcançou a ponta novamente e se manteve aí por alguns minutos. No final, com poucos segundos para o término do jogo, o placar seguia empatado, porém, a Argentina fez uma cobrança de sete metros com sucesso e exterminou as chances brasileiras de recuperação.
O técnico da Seleção Brasileira, Jordi Ribera, elogiou o desempenho da equipe, destacando a força que o grupo teve em momentos determinantes da partida. "Fico feliz porque a equipe esteve sempre brigando pela vitória, nunca perderam a postura na quadra. Em momentos determinantes souberam buscar o placar. Tivemos uma boa defesa, que dificultou muitas vezes o ataque argentino", avaliou o treinador.
O espanhol destaca também a experiência dos adversários por terem uma equipe que treina junto há muito tempo, enquanto o Brasil possui uma nova formação que esteve pouco tempo reunida. "Fico contente com o rendimento dos atletas com tão pouco tempo de treinamento e também com a ambição do grupo. Fico feliz por estarmos no Mundial e com a possibilidade de a partir de agora ter um tempo mais amplo para trabalhar e para poder encarar o futuro", finalizou o espanhol que retornou ao comando da Seleção Masculina este mês.
O ponta Borges, artilheiro da partida com nove gols, avaliou alguns fatores que fizeram a diferença em quadra. "Fizemos um primeiro tempo muito bom, mas no segundo, demoramos muito para fazer gols e em um jogo de alto nível como este, não pode acontecer. A defesa deles também melhorou ao longo do jogo e perdemos muitas bolas. Esses são fatores que temos que melhorar para o futuro e trabalhar da maneira correta", analisou.
O jogador tem grandes expectativas para o Campeonato Mundial que será disputado na Espanha, onde defende a equipe Reale Ademar Leon. "Acho que será um Mundial muito bom. A Espanha é um país com muita tradição no handebol. Até lá, teremos mais tempo para trabalhar. Mas não foi por isso que perdemos. Acho que mesmo com o pouco tempo que tivemos com este grupo, conseguimos assimilar muitas coisas que o Jordi trouxe e fizemos uma final muito melhor que em Guadalajara", completou.

Gols: Brasil - Borges (9), Lucas (3), Zeba (2), Thiagus (2), Wesley (2), Raul (1), Gil (1) e Emerson (1). Argentina - Diego Simonet (6), Pizarro (4), Fernandez (3), Sebastián Simonet (3), Kogovsek (2), Carou (2), Canepa (1) e Migueles (1).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Definida Seleção Brasileira para o Pan de Seleções


Já estão definidos os 16 jogadores que integrarão a Seleção Brasileira Masculina de Handebol no Campeonato Pan-Americano Adulto de Seleções de 18 a 24 de junho, em Buenos Aires, na Argentina. A lista final foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo técnico Jordi Ribera, após o penúltimo treinamento da equipe em São José dos Pinhais, no Paraná, que contava com 20 integrantes. A última atividade da etapa de preparação foi realizada nesta quarta pela manhã. Os atletas convocados se apresentam no próximo sábado (16) em São Paulo e, no dia seguinte, viajam para o país vizinho, em voo marcado para as 10h40 no Aeroporto Internacional de Guarulhos (TAM).
A Seleção, que vai em busca de seu terceiro título pan-americano e de uma vaga do Mundial da Espanha, terá nomes experientes como o goleiro Rick, os armadores Zeba e Japa, o central Diogo Hubner e os pontas Borges e Gil Vicente. Também defenderão o Brasil estreantes como o armador Matheus Perrela e os pontas Lucas e Wesley. Lucas (ponta-direita) quer trabalhar bem para retribuir a chance dada pelo treinador. "Estou muito feliz com a convocação. A oportunidade foi dada e, agora, quero fazer o meu melhor para ajudar a equipe a voltar com uma medalha. Chegar à seleção adulta é o sonho de qualquer jogador e estou realizando o meu. Nesses dias aqui no Paraná reafirmei conceitos como seriedade e responsabilidade, convivendo com os mais velhos. Foi muito bom."
O ponta-esquerda Gil Vicente falou sobre a competição e avaliou o período de treinos em São José dos Pinhais, que começou no dia 5. "Acho que as expectativas são as melhores possíveis. Todos estão com muita vontade e o Jordi é um profissional excelente, que já nos fez melhorar em muitos aspectos nesses dias que passamos aqui", destacou. "Ele é muito teórico, estrategista e nos faz ver na teoria o que vamos fazer na prática. Isso ajuda bastante. Além disso, trouxe novidades como a maneira de organizarmos a defesa. Sempre trabalhamos defensivamente para os adversários atacarem por fora. Mas o Jordi nos mostrou que precisamos induzi-los a atacar por dentro, e que mesmo sendo o ponto forte deles será o nosso também", contou.
Jordi está de volta depois de ter comandado a Seleção Brasileira Masculina de 2005 a 2008. O espanhol também falou sobre o quanto a equipe melhorou nessa semana de treinos. "Foram dias bastante positivos. Aproveitamos muita coisa do que foi realizado anteriormente (pelo técnico Javier Garcia Cuesta) e acrescentamos alguns aspectos novos. O que mais trabalhamos foi a defesa, mas também colocamos diversas situações de ataques, principalmente para os atletas que estão chegando agora", finalizou.
O Brasil está no Grupo B do Pan-Americano, ao lado de Paraguai, México e Uruguai. A estreia será na terça-feira (19), às 14h, contra os paraguaios. A rival Argentina está do outro lado, no Grupo A, com Chile, Groenlândia, Estados Unidos e Venezuela. Os dois melhores de cada grupo disputarão as semifinais. Os três primeiros colocados no Pan garantem vaga no Mundial da Espanha, em janeiro de 2013.
Seleção Brasileira
Goleiros:
Leonardo Vial Tercariol - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Luiz Ricardo do Nascimento-Rick - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Armadores:
Fernando José Pacheco Filho-Zeba (armador-direito) - Esporte Clube Pinheiros (SP)
Gustavo Nakamura Cardoso (armador-esquerdo) - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Matheus Perrela Filho (armador-esquerdo) - Esporte Clube Pinheiros (SP)
Raul Nantes Campos (armador-esquerdo) - Academia Octavio Vigo (Espanha)
Thiagus Petrus (armador-esquerdo) - Naturhouse La Rioja (Espanha)
Centrais:
Diogo Kent Hubner - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Henrique Selicani Teixeira - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Thiago Roberto Torres dos Santos - TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP)
Pontas:
Felipe Borges (ponta-esquerda) - Reale Ademar León (Espanha)
Gil Vicente (ponta-esquerda) - Unoesc/Orbenk/PMC (SC)
Lucas Bendito Candido (ponta-direita) - TCC/Unitau/Unimed/Tarumã/Taubaté (SP)
Wesley Aparecido de Freitas (ponta-direita) - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Pivôs:
Emerson Santos Silva - Unimed/UEM/Maringá (PR)
Vinícius Santos Teixeira - ADC Metodista/São Bernardo (SP)
Tabela do Pan-Americano:
Segunda-feira (18)
18h - Argentina x Estados Unidos
20h - Chile x Groenlândia
Terça-feira (19)
14h - Paraguai x Brasil
16h - Uruguai x México
18h - Chile x Venezuela
21h - Groenlândia x Argentina
Quarta-feira (20)
15h - Paraguai x Uruguai
17h - México x Brasil
19h - Estados Unidos x Venezuela
21h - Argentina x Chile
Quinta-feira (21)
14h - México x Paraguai
16h - Brasil x Uruguai
18h - Argentina x Venezuela
20h - Estados Unidos x Groenlândia
Sexta-feira (22)
16h - Groenlândia x Venezuela
18h - Estados Unidos x Chile
Sábado (23)
13h (semifinal) - 1º Grupo A x 2º Grupo B
15h (semifinal) - 1º Grupo B x 2º Grupo A
17h (quinto e sexto lugares) - 3º Grupo A x 3º Grupo B
19h (sétimo a nono lugares) - 5º Grupo A x 4º Grupo B
Domingo (24)
9h (sétimo a nono lugares) - 4º Grupo A x 4º Grupo B
11h (terceiro e quarto) - perdedor semifinal 1 x perdedor semifinal 2
13h (final) - ganhador semifinal 1 x ganhador semifinal 2

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Seleção vence último amistoso contra a Coreia do Sul

A Seleção Brasileira Feminina de Handebol fechou com chave de ouro mais uma etapa de preparação para as Olimpíadas de Londres, de olho na medalha inédita. Comandada pelo técnico Morten Soubak, a equipe nacional derrotou, mais uma vez, a forte Coreia do Sul, bronze nas Olimpíadas de Pequim-2008. O placar foi apertado, mas o Brasil venceu por 27 a 26 (16 a 13 no primeiro tempo). No primeiro confronto entre os times, na quarta-feira (30), as orientais haviam perdido por 26 a 25. Os dois amistosos foram disputados em Maubeuge, na França.
Reunidas desde o dia 23 de maio, as brasileiras já tinham passado pela Turquia, onde terminaram invictas em um torneio internacional, após vencer Suécia (37 a 22), Bielorrússia (37 a 28) e as turcas (34 a 24). Com cinco vitórias em cinco jogos dentro de dez dias, Morten Soubak disse que está bastante satisfeito com o desempenho apresentado pela Seleção. "Foi uma ótima fase de treinamento e estou muito contente por ter alcançado os objetivos traçados. Todas as jogadoras treinaram e jogaram muito bem, e pudemos notar evolução na equipe, principalmente na defesa 6-0, nos contra-ataques e nas atuações das goleiras."
A Coreia está no Grupo B das Olimpíadas, enquanto o Brasil está na Chave A. Pensando em um possível cruzamento após a fase classificatória, o treinador destacou que foi importante jogar de igual para igual com as coreanas. "Foram dois jogos muito fortes e difíceis, que mostraram o equilíbrio que existe entre as duas seleções hoje e indicaram o quanto estamos bem. Foi muito positivo", avaliou.
O grupo que disputou os amistosos contou com 17 jogadoras, sendo que 15 delas atuam na Europa. Elas serão dispensadas, e o próximo destino da Seleção será o Brasil. A equipe se reúne no País no dia 18 de junho. "Vamos chamar mais ou menos o mesmo número de atletas e não devo fazer muitas mudanças na convocação", completou Morten Soubak. Além da Coreia, estarão nos Jogos Olímpicos Montenegro, Rússia,  Croácia, Grã-Bretanha e Angola, no Gurpo A, junto com o Brasil, além de Noruega, Espanha, Dinamarca, França e Suécia, ao lado das coreanas.