Contador Grátis

terça-feira, 20 de março de 2012

Seleção Feminina derrota a Inglaterra por 30 a 18


A Seleção Brasileira Feminina de Handebol, quinta colocada no Mundial de São Paulo, em dezembro, estreou com o pé direito no Olympic Park, em Londres, local que receberá as partidas da modalidade nas Olimpíadas, no meio do ano. A equipe comandada por Morten Soubak está na capital inglesa para realizar três amistosos no complexo esportivo e, nesta terça-feira (20), levou a melhor no primeiro, vencendo as donas da casa por 30 a 18 (12 a 9 no primeiro tempo). Iniclamente, a partida seria contra a Noruega, mas houve mudança na programação e os duelos contra as norueguesas, atuais campeãs mundiais, olímpicas e europeias, ficaram para a quinta-feira (22), às 17h (horário local), e sábado (24), às 16h.

Além de conhecer o ginásio, o treinador aproveitou o amistoso para testar o time. Das 20 jogadoras convocadas, somente a central Mayara não atuou, já que se recupera de lesão no pé. Morten disse que, apesar do placar elástico, a Seleção Brasileira precisa melhorar o desempenho contra a Noruega. "Foi muito bom podermos testar o ginásio onde brigaremos pela medalha olímpica inédita", comentou. "Não jogamos muito bem. A qualidade do nosso passe e das finalizações deixou a desejar, principalmente no primeiro tempo. No segundo, evoluímos e conseguimos o resultado positivo", avaliou.

A Inglaterra tem pouca tradição no handebol. Como sede das Olimpíadas, terá o direito de escolher o grupo em que vai jogar na primeira fase. O técnico do Brasil destacou a evolução da equipe europeia. "O que sabemos é que elas melhoraram bastante nos últimos anos, concentradas, principalmente, nos Jogos Olímpicos. Como não é um time que acompanhamos muito, não dá para fazer comparações e dizer se jogaram bem ou mal."

O pensamento da Seleção Brasileira, agora, é treinar forte nesta quarta-feira (21) e se ajustar antes de encarar a Noruega. O time trabalhará das 9h às 11h e das 17h30 às 19h30 no ginásio SportHouse. "Para o primeiro jogo contra as norueguesas, vamos nos concentrar em corrigir os nossos erros. Em um segundo momento, analisaremos as adversárias, nos preparando taticamente para vencer", afirmou Morten Soubak.

Do grupo que está na Europa, 15 jogadoras disputaram o Mundial de São Paulo. As cinco novidades são as pontas Adriana Cardoso e Valdenice Rosa, a armadora Karoline de Souza, a goleira Mayssa Pessoa e a central Tayra Rodrigues.


Programação confirmada (horário local):

Quarta-feira (21)
9h-11h: treino no SportHouse
17h30-19h30: treino no SportHouse

Quinta-feira (22)
17h: Brasil x Noruega, no Olympic Park

Sábado (24)
16h: Brasil x Noruega, no Olympic Park

segunda-feira, 19 de março de 2012

Brasil enfrenta o Uruguai pela final do Pan Júnior


O Brasil pode conquistar medalha de ouro nesta segunda-feira (19), no Campeonato Pan-Americano Júnior Feminino de Handebol, que está sendo disputado em Santo Domingo, na República Dominicana. A seleção, comandada por Morten Soubak, também treinador da equipe adulta, enfrenta o Uruguai às 18h (horário local). Os dois países já estão classificados para o Mundial da República Tcheca, em julho. A terceira vaga será definida na disputa do bronze, entre Canadá e Argentina, às 16h.

As brasileiras chegam invictas à decisão, após terem encerrado a fase de classificação na liderança do Grupo A, com três vitórias em três jogos. Na primeira rodada, aliás, o triunfo foi justamente contra as uruguaias, pelo placar apertado de 26 a 25. Em seguida, a seleção derrotou Chile (37 a 13) e Porto Rico (54 a 13). Na semifinal, no domingo (18), o Brasil passou pelas canadenses: 42 a 16, enquanto o Uruguai venceu as argentinas de virada por 29 a 26.

A equipe comandada por Morten Soubak, além de ser a única invicta do Pan-Americano até o momento, registra o melhor ataque e a melhor defesa da competição: nas quatro partidas disputadas, marcou 159 gols e sofreu 67. O Uruguai tem 141 gols a favor e 91 contra.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Feminina Júnior vence mais uma e vai à semi do Pan


A Seleção Brasileira Feminina Júnior de Handebol conquistou nesta sexta-feira (16) sua segunda vitória no Campeonato Pan-Americano, que está sendo disputado em Santo Domingo, na República Dominicana. A equipe comandada pelo dinamarquês Morten Soubak, também treinador do time Adulto, atropelou o Chile por 37 a 13 (16 a 8 no primeiro tempo) e garantiu vaga nas semifinais com uma rodada de antecedência. As brasileiras, que na estreia haviam vencido o Uruguai por 26 a 25, fazem a última partida da primeira fase neste sábado (17), às 13h (horário local), contra Porto Rico.

O placar traduziu o domínio do Brasil no confronto. Morten destacou que a evolução do time em relação à primeira rodada foi visível e possibilitou o ótimo resultado. "Melhoramos, principalmente, nos contra-ataques, e também erramos muito menos nas finalizações. A goleira e a defesa tiveram ótimo desempenho, como mostra a baixa quantidade de gols que levamos. Estamos no caminho certo para continuar evoluindo."

Apesar de ainda ter um jogo pela frente na primeira fase, a Seleção já está com o pensamento nas semifinais, etapa em que deve enfrentar muitas dificuldades. "O próximo jogo (contra Porto Rico) será o mais fácil. Então, estamos tranquilos e já concentrados em Argentina ou República Dominicana. Um desses dois será nosso adversário na próxima fase e qualquer um dará trabalho, principalmente as donas da casa", avaliou Morten.

O Brasil está no Grupo A do Pan-Americano, ao lado de Chile, Uruguai e Porto Rico. Já o B é formado por Argentina, República Dominicana, Estados Unidos e Canadá. As semifinais serão disputadas no domingo (18) entre os dois primeiros colocados de cada chave. A final está marcada para segunda-feira (19).

Seleção Feminina Júnior estreia com vitória no Pan


A Seleção Brasileira Feminina Júnior de Handebol estreou com vitória nesta quinta-feira (15) no Campeonato Pan-Americano, que está sendo disputado em Santo Domingo, na República Dominicana. Numa partida muito disputada, a equipe derrotou o Uruguai por 26 a 25 (14 a 13 no primeiro tempo) e largou na frente no Grupo A da competição, que tem ainda Porto Rico e Chile. O Brasil tenta a segunda vitória nesta sexta (16), contra o Chile, às 13h (horário local).

Como costuma acontecer em jogos de estreia, brasileiras e uruguaias fizeram um jogo tenso. As equipes se alternaram na liderança do placar, com diferença de apenas um ou dois gols, mas o Brasil teve mais equilíbrio no fim da partida para sair com os dois pontos. O técnico da Seleção, o dinamarquês Morten Soubak, que também comanda o time Adulto, elogiou muito a vontade apresentada pelas suas jogadoras. "As meninas brigaram e acreditaram o tempo todo. Elas usaram a garra, característica forte do brasileiro, e saímos com a vitória", comentou.

Apesar do placar favorável, Morten reconheceu que a Seleção tem que crescer na seqüência do torneio, que classifica os três primeiros para o Campeonato Mundial da República Tcheca, em julho. "Deixamos a desejar nas finalizações e precisamos evoluir nesse aspecto na partida contra o Chile. Além disso, temos que melhorar nos passes e nos contra-ataques", disse o treinador, que utilizou todas as suas atletas contra as uruguaias.

A primeira fase do Pan-Americano vai até sábado (17). Nas semifinais, no domingo (18), os dois primeiros colocados do Grupo A enfrentam os dois primeiros do B, formado por Argentina, República Dominicana, Canadá e Estados Unidos. A final está marcada para segunda-feira (19).

Tabela do Brasil na primeira fase:

15/03 - Brasil 26 x 25 Uruguai
16/03 - Chile x Brasil, às 13h
17/03 - Brasil x Porto Rico, às 13h

Seleção Masculina encerra etapa de preparação


A Seleção Brasileira Masculina de Handebol encerrou nesta quinta-feira (15), em Maringá (PR), a primeira etapa da preparação para o Pré-Olímpico da Suécia, de 6 a 8 de abril. Foram 11 dias de treinos intensos - desde o último dia 5 -, que agradaram ao técnico da equipe, o espanhol Javier Garcia Cuesta. O treinador volta a reunir os atletas no próximo dia 26, à noite, e comandará trabalhos nos dias 27 e 28, em Santo André, já com os 13 jogadores que embarcarão no dia 29 para a disputa do torneio. A delegação fará escala na Tunísia, na África, onde será realizada a fase final de treinamentos.

Javier Cuesta lamentou as baixas sofridas pelo grupo em Maringá. Dos 17 jogadores que iniciaram o período de concentração, apenas 14 ficaram até o último dia. A primeira baixa foi o experiente armador-esquerdo Bruno Souza, que torceu o joelho direito durante um treino e será desfalque em Londres. Outro que está fora é o pivô Alexandro Pozzer, o Chê, por causa de lesão no ombro esquerdo. O caso do armador-direito Zeba é menos grave. Ele teve fratura no nariz durante um treino e ficará uma semana sem treinar com bola. Como não sofrerá cirurgia, continua nos planos para o Pré-Olímpico.

Apenas 13 atletas serão chamados por Cuesta para os treinos em Santo André, que serão realizados no Ginásio Noêmia Assumpção (Camilópolis). Outros três que jogam na Europa completarão o grupo final de 16 jogadores que disputará o Pré-Olímpico: o armador-esquerdo Thiagus, o pivô Ales e o ponta-esquerda Borges. O trio joga no handebol espanhol e se juntará aos colegas já na Tunísia.
Em solo africano, o Brasil fará três amistosos. Dois deles serão contra a seleção da casa. O outro deve ser diante de uma equipe local. O embarque para a Suécia será no dia 5. No dia seguinte, a equipe estréia no Pré-Olímpico. Além dos anfitriões, os adversários serão Macedônia e Hungria. Os dois primeiros garantem vaga em Londres.

O técnico do Brasil disse que os amistosos na Tunísia serão muito importantes nessa reta final de preparação e aposta na evolução contínua do time até o início da competição classificatória para as Olimpíadas. "Fizemos um bom trabalho até aqui, com muitos treinos físicos e com bola. Depois dos amistosos, vamos ver do que o grupo é capaz no Pré-Olímpico", comentou.

Programação da Seleção

27 e 28 de março - treino das 10h às 12h30 no Ginásio Noêmia Assumpção, em Santo André
29 de março - embarque para a Tunísia
5 de abril - embarque para a Suécia
6 de abril - estreia no Pré-Olímpico

quarta-feira, 14 de março de 2012

Seleção Feminina disputa amistosos em Londres


Depois do inédito quinto lugar no Campeonato Mundial, em dezembro, em São Paulo, a Seleção Brasileira Feminina de Handebol volta a se reunir para a primeira fase de treinamento do ano, de 19 a 24 de março, em Londres, onde disputará as Olimpíadas, em julho. Além dos treinos, a etapa de preparação inclui três amistosos, dois contra a Noruega, atual campeã mundial, olímpica e tetracampeã europeia, e um contra a Inglaterra. Das 20 jogadoras convocadas pelo técnico Morten Soubak, 16 atuam na Europa. As outras quatro, que defendem clubes do Brasil, viajam para a capital inglesa no dia 18.

Os treinos e as partidas serão realizados no Ginásio SportHouse. As brasileiras enfrentam as norueguesas nos dias 20 e 24, às 16h (horário local), e a Inglaterra, no dia 22, às 17h. Morten Soubak destacou que utilizará os confrontos para testar o maior número de atletas possível. "Temos algumas novidades na convocação em relação ao Mundial (Adriana Cardoso, Karoline de Souza, Mayssa Pessoa, Tayra Rodrigues e Valdenice Rosa) e esses amistosos vão ser o primeiro termômetro para eu ver quem realmente está bem e em condições de continuar ajudando a equipe."

A pivo Dara, capitã do time, ressaltou a importância de encarar um adversário forte como a Noruega. "É o melhor time da atualidade e que tem a melhor jogadora do mundo: a pivô Heidi Loke. A equipe baseia seu jogo na defesa e em contra-ataques mortais e, sem dúvida, será uma ótima oportunidade para analisarmos tudo o que precisamos melhorar até as Olimpíadas." Sobre as inglesas, Dara afirmou ser um adversário desconhecido. "Elas têm atletas naturalizadas, sem muito destaque no cenário mundial. Será muito bom vê-las jogar, já que a Inglaterra escolherá o grupo em que quer cair na primeira fase e pode ser nossa adversária."

Morten Soubak disse que os amistosos servirão para a Seleção Brasileira colocar em prática algumas mudanças discutidas após o Mundial. "Quando terminou a competição em São Paulo, conversamos bastante e é em cima disso que vamos trabalhar nessa primeira fase de treinamentos. Há dois pontos principais que não me deixaram insatisfeito, mas quero melhorar ainda mais: velocidade nos contra-ataques e nos tiros de saída. Além disso, vou testar variações táticas na defesa para termos opções."

Na programação da equipe estão previstos sete treinamentos. Há, também, três horários reservados para atividades individuais. "Vamos fazer treinos específicos por posições, entre as centrais e as pontas, por exemplo, para ganharmos ainda mais em entrosamento, que já é um ponto forte do nosso time", explicou o treinador. Das jogadoras chamadas para a fase de preparação em Londres, oito defendem o clube austríaco Hypo.


Seleção Feminina:

Goleiras:
Chana Manson (Randers, da Dinamarca)
Bárbara Elisabeth Arenhart, a Babi (Hypo, da Áustria)
Mayssa Pessoa (Issy Paris Hand, da França)

Armadoras:
Deonise Fachinello Cavaleiro (Itxaco, da Espanha)
Eduarda Idalina Amorim, a Duda (Gyor, da Hungria)
Silvia Helena Araujo (Hypo)
Moniki Karla Novais Bancilon (ADC Metodista/São Bernardo)
Francine de Moraes Cararo (Hypo)
Karoline Helena de Souza (Siofok KC, da Hungria)

Centrais:
Ana Paula Rodrigues (Hypo); Francine Camila de Moraes (Hypo)
Mayara Fier de Moura (Mios Bigamos, da França)
Tayra Rodrigues (Metodista/São Bernardo)

Pontas:
Adriana Cardoso de Castro (Randers, da Dinamarca)
Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo)
Jéssica da Silva Quintino (A.D. Blumenau)
Fernanda França da Silva (Hypo)
Samira Pereira da Silva Rocha (Hypo)
Valdenice Clemente Rosa (Colégio S. Catarina N. Hamburgo)

Pivôs:
Daniela Piedade, a Dani (Hypo)
Fabiana Diniz, a Dara (Bera-Bera, da Espanha)

Comissão técnica:
Técnico: Morten Soubak
Assistente-técncio: Alex Aprile
Fisioterapeutas: Cesar Augusto Parreira e Maria Rita Cardoso Gomes
Médico: Leandro Gregorut Lima
Psicóloga: Alessandra Dutra
Nutricionista: Julia Bargieri
Supervisora: Rita de Cássia Orsi
Diretor de seleções: Vitor Domingos Martinez

Seleção Feminina Júnior disputa Pan-Americano


A Seleção Brasileira Júnior Feminina de Handebol viaja nesta quarta-feira (14) para Santo Domingo, na República Dominicana, onde disputará o Campeonato Pan-Americano, de 15 a 19 de março, classificatório para o Mundial da República Tcheca, em julho. Das 22 jogadoras que passaram os últimos nove dias concentradas em Guaratinguetá (SP), treinando sob o comando do técnico da Seleção Adulta, Morten Soubak, 16 foram convocadas para o torneio. A delegação embarca no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 11h45.

A estreia das brasileiras, que estão no Grupo A, ao lado de Porto Rico, Uruguai e Chile, será na quinta-feira (15), contra as uruguaias. O B reúne Argentina, República Dominicana, Canadá e Estados Unidos. Na primeira fase, entre os dias 15 e 17, os dois primeiros de cada chave garantem vaga nas semifinais, no dia 18. A final está marcada para o dia 19.

"Será uma competição difícil, desde o primeiro jogo. Temos que ter cuidado, especialmente, com as dominicanas, não só por estarem em casa, mas porque muitas jogadoras da categoria Juvenil disputaram o Pan de Guadalajara com a seleção Adulta", alertou Morten Soubak, que comandará a equipe brasileira no campeonato, já observando as meninas que podem integrar a equipe principal nas Olimpíadas do Rio de Janeiro-2016. "Fizemos ótimos treinos em Guaratinguetá e dois amistosos, contra Taubaté e Itapevi, ganhando os dois. De um jogo para o outro, pude notar a evolução das jogadoras e isso me deixou bastante satisfeito."

O técnico ressaltou que a equipe ganhou ritmo de jogo e entrosamento, já que não se reunia desde 2010. "Foi pouco tempo de treino, mas bem aproveitado. Testamos duas defesas (6-0 e 5-1) para termos opções táticas e estamos com bom aproveitamento nos contra-ataques. Temos que pensar em fazer o mais simples para evitar erros e, além disso, administrar bem o físico das atletas." Sobre os objetivos no Pan-Americano, Morten foi categórico. "Primeiramente, pensamos na classificação para o Mundial. Mas a meta, sempre, é ser campeão."

Tabela do Brasil na primeira fase:

15/03 - Brasil x Uruguai, às 13h
16/03 - Chile x Brasil, às 13h
17/03 - Brasil x Porto Rico, às 13h
19/03 - disputa de ouro, bronze e posições de 5º a 8º


Jogadoras convocadas para o Pan-Americano:

Goleiras:
Caroline Aparecida Nogueira Martins (ADC Metodista/São Bernardo-SP)
Geise Lucena Araújo (Unimed/Uem/Maringá-PR)
Lais Bordin da Silva (Luna/Alg/Apah/UCS/Caxias do Sul-RS)

Armadoras:
Juliana Malta Varela de Araújo/armadora-esquerda (Clube Português/Aeso-PE)
Patricia Batista da Silva/armadora-direita (Jundiaí Handebol Clube-SP)
Patricia Diane de Jesus/armadora-esquerda (Sel/Fadenp/São José dos Campos-SP)

Centrais:
Deborah Hannah Pontes Nunes (Clube Português/Aeso-PE)
Isabella Maria Araldi Ansolin (A.A Universitária/Concórdia-SC)

Pontas:
Daise de Oliveira Souza/ponta-direita (Coca-Cola/Copel/Unipar/Cianorte-PR)
Francielle Gomes da Rocha/ponta-esquerda (ADC Estrela de Guarulhos-SP)
Larissa Fais Munhoz Araújo/ponta-esquerda (Coca-Cola/Copel/Unipar/Cianorte-PR)
Mariana Costa/ponta-direita (Clube Piracicabano de Handebol-SP)
Thais Mayara Almeida de Oliveira/ponta-esquerda (Clube Português/Aeso-PE)

Pivôs:
Débora Rodrigues Feitoza (ADC Metodista/São Bernardo-SP)
Elaine Gomes Barbosa (Abluhand-SC)
Fernanda Rigo Marques (Coca-Cola/Copel/Unipar/Cianorte-PR)

quarta-feira, 7 de março de 2012

Bruno Souza desfalca Seleção no Pré-Olímpico


A Seleção Brasileira Masculina de Handebol, concentrada e treinando em Maringá (PR) para o Pré-Olímpico da Suécia, sofreu importante desfalque por lesão. O armador-esquerdo Bruno Souza torceu o joelho direito durante o treino de segunda-feira (5) e está fora do torneio classificatório para os Jogos de Londres. O jogador estava afastado das quadras desde junho do ano passado, quando sofreu ruptura no ligamento cruzado anterior do mesmo joelho numa partida pelo Nantes, da França, e precisou passar por cirurgia.

O atleta deve voltar da cidade paranaense entre hoje (7) e amanhã (8), para dar início ao tratamento. Ele será operado novamente. "Após exame de ressonância, constatamos ruptura aguda do enxerto, novamente no ligamento cruzado do joelho direito. Vamos tentar realizar a cirurgia o mais rapidamente possível. A recuperação deve durar cerca de oito meses", explicou Gustavo Rocha Santos, médico da Seleção.

Bruno Souza, que não defendia a Seleção desde 2009, lamentou a fatalidade. "Não há ninguém mais frustrado com tudo isso do que eu. Sei o quanto me preparei para estar aqui com a Seleção novamente. Mas, acidentalmente, aconteceu uma nova lesão. Todos que me acompanharam nos últimos meses - médicos e fisioterapeutas - fizeram o melhor trabalho possível e tenho certeza de que não falhamos em nada. Agora, não tem jeito, é pensar para frente", comentou.

O jogador, de 34 anos, era a grande novidade da Seleção Masculina de Handebol para os treinamentos no Paraná, que terminam no próximo dia 15. O técnico Javier Garcia Cuesta havia convocado 17 jogadores, contando com Bruno Souza. Deles, 13 viajam no fim do mês para a Tunísia, na África, onde a preparação será finalizada. O Pré-Olímpico será disputado de 6 a 8 de abril, contra Suécia (anfitriã), Macedônia e Hungria. Os dois primeiros colocados garantem vaga nos Jogos de Londres.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Brasil é campeão feminino e masculino do Pan de Areia


As Seleções Brasileiras Adultas de Handebol de Areia confirmaram favoritismo e reinaram no continente neste domingo (4). As equipes masculina e feminina conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano disputado em Montevidéu, no Uruguai, vencendo os anfitriões nas duas categorias. O torneio foi classificatório para o Mundial de Omã, em julho. As brasileiras precisavam, pelo menos, chegar à final para assegurar a vaga. Já os brasileiros, atuais campeões do mundo, já estavam garantidos.

Todas as partidas foram realizadas no Estádio Arenas del Plata, na Praia dos Pocitos. No masculino, o Brasil venceu o Uruguai por 2 a 0 na decisão, marcando 20 a 14 no primeiro set e 22 a 14 no segundo. Os destaques do time campeão foram Wellington Novaes e Bruno Carlos. No feminino, o placar final foi o mesmo, com diferença nas parciais: 16 a 12 e 20 a 11. Três jogadoras fizeram a diferença para as visitantes: Camila Ramos, Patricia Scheppa e a goleira Jerusa Dias, com ótimas defesas.

Campanha - Nas duas categorias, a Seleção Brasileira venceu quatro jogos na fase classificatória para chegar à disputa da medalha de ouro. No feminino, os triunfos da equipe comandada por Rossana Marques foram contra Paraguai (2 a 0), Argentina (2 a 0), Uruguai (2 a 1) e Estados Unidos (2 a 0). No masculino, a seleção do técnico Antônio Guerra derrotou Argentina, Venezuela, Uruguai e Equador, todos por 2 a 0.

Seleção Feminina: Jerusa Dias, Natália Voss e Emanuelle Siqueira (Z5 handebol); Nathalie Senna, Millena Alencar, Simone Donata, Millena Braga, Darlene Silva, Priscilla Annes, Camila Ramos e Cinthya Piquet (Apcef); Noelia Numes dos Santos (Campinas 360 nas Areias); Patricia Scheppa (Campinas 360 nas Areias); Renata Bispo (Idec); Renata Santiago (Rio Handbeach) e Solange Santos (Unihand Beach/Belford Roxo).

Seleção Masculina: Jarison Ribeiro, Caio Santos, Jadson Junior, Wellington Novaes e Nailson Amaral (HCP); Bruno Carlos e Lucas Henrique (Grêmio Cief); Marcus Vinicius, Thiago Gusmão, David Sarmento e Jayme Torres (Rio Handbeach); Renan Trentin (Ulbra); Danilo Andrade (Guarujá); Thiago de Oliveira (Unihand Beach/Belford Roxo); Anderson Jesus (Mongaguá) e Diogo Silva Vieira (Arena Beach Handball).